2. CONTEÚDO DO CURSO

2. CONTEÚDO DO CURSO 

A divisão deste curso apresenta-se em quatro partes ou blocos e cada um deles procurando tocar o que de mais específico se fez no campo da Josefologia ao longo dos séculos. Na verdade vamos procurar entrar em contato, também se não de uma maneira ampla, com o que é de maior interesse no conhecimento desta matéria. Sabemos que os católicos, sobretudo tocados pela luz dos dogmas e da própria teologia, têm uma distinção um tanto quanto clara de Jesus e de Maria, mas de José não existe uma melhor definição certamente porque a respeito de sua pessoa e missão existem todavia muitas sombras, seja em consequência de uma herança das fantasias dos apócrifos, seja também de caráter manifestado pela teologia e pela arte. 

A primeira parte procurará abordar os fatos dentro da infância e adolescência de Jesus – Evangelho da Infânciarelatados por Mateus 1-2 e Lucas 1-2, onde procuraremos discernir e fazer considerações sobre as narrações que relatam a genealogia, as cenas da Anunciação e do nascimento de Jesus; em suma, os fatos da infância de Jesus em relação a José. 

Na segunda parte tocaremos os aspectos doutrinais e as considerações teológicas na vida de São José, particularmente o seu matrimônio com Maria, a sua especial paternidade, a sua missão e santidade. Com isso, sem o medo de cair no devocionismo, porque iluminados pelos evangelhos e pelos Padres da Igreja que “desde os primeiros séculos, puseram em relevo que São José, cuidou de Maria com amor e se dedicou com empenho jubiloso à educação de Jesus Cristo”, procuraremos justificar que ele é muito mais que o homem do silêncio, ou simplesmente afirmar que ele não é o verdadeiro pai de Jesus, mas o seu simples pai putativo. 

Na terceira parte abordamos um pouco da pessoa de São José valorizada pelo culto e pela arte, vendo-o não como um velho, mas como um homem forte, trabalhador e educador 10 de Jesus e objeto de fascínio pelos fiéis seus devotos e pelos artistas. Com isso, em referência às pessoas, aos lugares e os tempos, mostraremos o campo percorrido pelo culto ao nosso Santo e a valorização que ele recebeu particularmente das Congregações religiosas, das Confrarias, dos Centros de Estudos Josefológicos, do folclore, da arte, etc. 

Por fim, na última parte daremos uma consideração prática sobre os pontos mais salientes da riqueza doutrinal e espiritual do Documento pontifício contido na Exortação Apostólica de João Paulo II, Redemptoris Custos, assim como algumas outras abordagens complementares na linha deste estudo Josefológico. 

Evidentemente pela performance do presente curso, cada um destes blocos contém os temas relacionados aos pontos a serem abordados na teologia Josefina, temas estes condensados nos flashes mais significativos e importantes no tocante a pessoa, à figura e à missão de São José. Por se tratar de uma disciplina relativamente nova dentro do campo da teologia, esta avia-se para uma melhor concretização e estruturação de seus conteúdos, contudo um pouco do que até hoje já foi produzido em termo de reflexão teológica sobre São José é o suficiente para se ter uma idéia clara e precisa de sua pessoa e de sua importância no momento culminante da história da salvação. 

Sabemos que é comum entre os teólogos a afirmação de que o conhecimento de Maria não é ainda suficiente e não será nunca demais, mas da mesma forma podemos dizer que o conhecimento de São José não atingiu ainda um grau de suficiência e também nunca este será demais. O fato é que ainda existe uma lacuna a respeito da teologia Josefina e isto por vários fatores a começar pelos estudiosos, os quais simplesmente deixaram de divulgá-lo ou até procuraram diminuí- lo como se ele fizesse sombra a Jesus e a Maria, ou até procuraram estudá-lo com estima e competência, mas sem comunicar aos devotos os frutos de seus estudos, a sua estima, veneração ou devoção por ele.

Sabemos que a devoção sem o conhecimento é como um edifício sem fundamentos, uma árvore sem raízes, enquanto que o conhecimento sem a devoção é como um tronco sem flores e frutos. É preciso, portanto que a devoção se fundamente na teologia e que a teologia floresca e se frutifique na devoção. Só assim haverá um reforço e um enriquecimento da figura de São José na Igreja e na vida dos cristãos. 

Levando em consideração o que foi acima exposto, o nosso curso procurará percorrer em caminho de quatro rodas individuadas nas quatro partes ou blocos onde exporemos a matéria e no final de cada parte deixaremos um questionário com duas ou três perguntas sobre a matéria exposta, a fim de que cada participante tenha uma inteiração com o assunto, aprofundando o conhecimento sobre o tema. Não faltarão evidentemente propostas para o aprofundamento pessoal da matéria e oportunamente extensões de aprofundamento do tema conforme a viabilidade. 

Em suma, o objetivo deste é segundo o desejo da Fundação Século XXI e meu, de proporcionar a todos os que disporem fazer este caminho juntos, o aprofundamento da teologia Josefina e com isso alargar os horizontes doutrinais e pastorais em relação ao Guarda do Redentor